O Lobo de Wall Street é um filme fundamental para que a gente possa entender algumas características importantes para quem quer empreender. Separamos algumas dicas especiais para você aplicar no seu dia a dia. Essa é a dica de filme da Dueto para você se divertir e refletir no final de semana.
Você encontra O Lobo de Wall Street na HboMax, AppleTv e na Amazon Prime Video.
O Lobo de Wall Street é baseado na história real de Jordan Belfort – um corretor de ações insano que quebrou a banca nos anos 80 yuppies. Além de mostrar a ascensão de Jordan, o filme nos traz muitos exemplos nos quais podemos levar para as nossas empresas. Veja abaixo alguns desses exemplos:
1. Saiba vender
“Me venda esta caneta!“, essa talvez seja a frase mais marcante de todo o filme, onde o vendedor cria uma necessidade do comprador de ter aquele produto que está sendo ofertado a ele, e assim, nos ensinando um pouco sobre o mercado de vendas.
Criar uma necessidade se faz importante porque a necessidade da compra de um produto está relacionada a urgência que um cliente enxerga em resolver um problema que a sua solução pode resolver.
Usando o filme em questão como exemplo, DiCaprio (protagonista) está em um restaurante e pede que o seu parceiro de negócios venda uma caneta. Em uma tentativa de vender a caneta, pede que DiCaprio escreva seu nome em um guardanapo, mas ninguém ao redor tem uma caneta, então DiCaprio diz que não tem uma, e em seguida, seu parceiro faz um comentário sobre a lei da oferta e demanda, juntando assim a necessidade de vender com a necessidade de comprar.
2. Sem desculpas
“A única coisa que separa você dos seus objetivos são as desculpas que você dá a você para evitar o sucesso”.
3. Contrate pessoas que sonham com você
Contratar pessoas que acreditam nas metas e valores da empresa é essencial para formar um bom time de empregados, porque é isso que os mantém inabaláveis em meio as dificuldades e Belfort contratava aqueles em que ele via potencial, como por exemplo o Donnie Azorff, seu amigo que veio a ser parceiro de negócios, em uma cena em que está em um restaurante e chega o jovem Azoff e lhe pergunta como conseguiu comprar o carro que vê no estacionamento, o corretor vê logo de cara a gana de Donnie por dinheiro e sucesso. Era esse o seu diferencial. Ele acreditava nas pessoas.
Claro que não é possível acertar 100% das vezes em que contratamos alguém, mas, vale começar se perguntando se aquela pessoa enxerga o futuro da empresa assim como você.
4. Estratégia + Foco e Paixão pelo que faz
Criar uma estratégia arrebatadora com foco definido e motivadora para a equipe é o caminho do sucesso.
Mesmo que a paixão de Belfort pelo dinheiro tenha o feito agir de maneira exacerbada, o seu amor pela profissão e pela indústria onde trabalhava era inquestionável, porque mesmo com a rotina diária massacrante e os muitos problemas pessoais ele não deixava se abalar a ponto de diminuir o ritmo de trabalho. O líder também teve muito foco.
Por outro lado, o seu defeito era ser extremista, mas qualquer empresário que use a determinação e motivação de Belfort com equilíbrio certamente colherá bons frutos.